terça-feira, 11 de setembro de 2012

11.09.2001


Se eu pudesse pedir para que você leitor imaginasse algo para esse dia, como a canção de Lennon pede para você imaginar, provavelmente eu pediria assim:
“Imagine uma data onde se procuram culpados pelos danos
Uma data onde uma nação fica de luto
Imagine uma data de aniversário, onde o orgulho ferido e a dor de um povo são celebrados
E as consequências disso são devastadoras até hoje;
Imagine um mundo que ninguém respeita a identidade de ninguém
Onde pessoas inocentes pagam pelo preço da fogueira das vaidades
E imagine o que pensaram aquelas pessoas que tiveram apenas duas escolhas: ou esperava a morte chegar ou abreviava o sofrimento;
Onde a compaixão e o medo se misturaram
E as diferenças econômico-sociais, religiosas e de raça caíram por terra ao perceberem-se que todos nós somos frágeis”

Nada, absolutamente nada, traduz a angústia que essa data pesarosa traz. Fica o convite a reflexão que esta música traz.
Imagine foi inspirada no poema "Piece Cloud", que tem apenas três linhas e é de autoria de Yoko Ono. Ela transmitia o desejo do Beatle de ver um mundo em paz. Aquela “paz” que ao final de pronunciar a palavra em questão é seguida de um suspiro... um desabafo... um basta. Lennon disse ainda uma vez que Imagine era "o Manifesto Comunista em sua mais pura essência".
John Lennon descrevia a canção Imagine como sendo antirreligiosa, antinacionalista, anticonvencional e anticapitalista. Na canção ele pede para imaginar um mundo sem países, sem possessões e sem religião, sem “o-meu-Deus-é-mais-poderoso-e-melhor-que-o-seu”. E quem entende isso?
Certa vez ele contou que a Igreja Mundial ligou e perguntou se poderiam usar a letra de Imagine e “apenas” alterá-la para "Imagine uma religião". John lamentou e disse: “Isso mostrou que eles não entenderam nada. Eles derrotariam o propósito da música, toda a ideia".
Yoko Ono afirmou que “Imagine” era exatamente o que John acreditava: Que todos nós somos um país, um mundo, um povo. Além disso, o conteúdo de Imagine foi um catalisador para o seu conceito de Nutopia: O País da Paz, escrito em 1973.
Engraçado... O País da Paz...
Imagine... 


Em qual disco você pode achar: Imagine (1971)

Nenhum comentário:

Postar um comentário