sábado, 2 de fevereiro de 2013

A morte do cisne

Sempre ouvi dizer que há hora e lugar para tudo e para todos. Tem quem diga que somos nós mesmos que criamos oportunidades e as destruímos, seja por medo, por falta de vontade, preguiça, por brigas...

Nessas minhas pesquisas para o blog notei que muitas bandas terminam na maioria das vezes por brigas mas, isso é assunto para outro dia, para outra oportunidade, para outro momento.

O fato é que em 1995 Sammy Hagar dava sinais de que deixava o Van Halen. O "gato subiu no telhado" no disco Balance, que tem uma cara mais eu-tenho-moral-pra-fazer-música-instrumental e produtor que é produtor sabe que todo disco precisa de um hit pra decolar. Óbvio que ninguém tinha pensado numa canção de amor (aham, tá, senta lá Cláudia) e o Sr. Eddie Van Halen pediu um final de semana para pensar e ele SÓ aparece com um dos maiores sucessos do grupo, Can't Stop Lovin You. O produtor ficou bem feliz viu? 

O Eddie Van Halen usa uma guitarra Ernie Ball Music Man com captação piezo, o que dá aquela idéia de guitarra elétrica e violão, ao mesmo tempo. Além disso, ele diz que gravou usando um amplificador muito antigo da Fender e que ficou muito bom, obrigada por perguntar.

Um detalhe muito bacana é a menção do nome “Ray”, quase no final da música. O Sammy Hagar diz: “Hey Ray, what you said is true, I Can’t Stop Loving You…”. O tal do Ray é o Ray Charles, que gravou na década de 1960 uma música com o título homônimo (http://www.youtube.com/watch?v=aQXsM1l2wZ8). Segundo informação do Sammy Hagar, a letra seria uma referência ao seu relacionamento com sua ex-esposa, Betsy. Na época da gravação do disco, o casal enfrentava um divórcio traumático para as partes envolvidas e isso estaria afetando, em parte, o relacionamento da banda com o vocalista (principalmente em relação a qualidade das letras escritas pelo Red Rocker e a constantes ausências do mesmo nas sessões de gravação, algo muito reclamado por Eddie Van Halen, Alex Van Halen e Mike Anthony à época).

Trocando em miúdos, acabou o casamento do Sammy Hagar e a sua participação na banda. Faz muita falta  no Van Halen mas ainda bem que ele deixou uma música deste calibre para os órfãos dele.

E hey Sammy, o que você disse é verdade, é difícil parar de amar alguém e não importa o que façam ou digam, você fez toda a diferença no Van Halen!

Em qual disco você pode achar: Balance (1995)


Um comentário:

  1. Dahora essa história...
    Essa referencia ao Ray me lembrou a q o Bon Jovi fez ao Frank em It's My Lyfe...
    Essa música sensacional

    ResponderExcluir