quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

E tem muito amor sim!

Não podia não falar da minha cidade bem no dia do aniversário dela.

Tem um mundo de músicas que falam de São Paulo. Umas falam bem, outras falam de como é morar aqui, outras falam das adversidades daqui.A música que eu escolhi provocou uma série de discussões sobre a cidade ter ou não amor. Eu mesma fiquei bem revoltada na primeira vez que li o título da música.

Ao escutar, tive a impressão de ver vários pontos estranhos da cidade, mas também a contradição, pois por mais “babilônica” que parecesse, ela mostrava a beleza e as peculiaridades dos cidadãos.

O Crioulo mesmo teve a oportunidade de explicar que não se tratava da falta de um amor romântico, mas sim da falta de amor da cidade para com os que moram aqui. E ainda bem que existe amor em SP, pois são esses cidadãos que são subjugados que trazem esperança e amor pra cá.

Pra entender melhor do que se trata a poesia dessa música, segue um trecho de uma entrevista do Crioulo, nascido e criado no Grajaú, explicando sobre essa bela música:

Não existe amor com o que a cidade faz com seus cidadãos. Mas todos os dias, os cidadãos da cidade de São Paulo estão levando amor, em todos os cantos. Para a sua comunidade, para os seus filhos, para os seus amigos, em suas pequenas ações políticas de dar um “bom dia” para uma pessoa, passando uma energia positiva para ela, até situações que mexam com cada peculiaridade de cada lugar da nossa cidade. Então essa canção é um grito pra valorizarmos o amor desses heróis anônimos que existem em cada canto da cidade, sobretudo nos extremos, que estão pregando a paz através de ações sociais, atividades políticas e artísticas. Hoje, mais do que nunca, nós vemos as cores nos muros, em todos os lugares que vamos nós vemos grafites belos, muitas frases fortes, remetendo à reflexão.

Eu vivo em uma cidade que é caótica, violenta, barulhenta, cheia de prédios e poluição. 
Por outro lado, eu vivo numa cidade onde você encontra QUALQUER coisa a QUALQUER hora do dia. É a cidade que nunca dorme. 
Ela recebe migrantes, imigrantes, seja para trabalhar, seja para se divertir. 

A grande verdade é que só quem é paulistano (por amor ou “de nascença”) entende a dinâmica da cidade, adora esse jeito caótico de viver e tem esperança que cada um possa trazer mais amor para SP, pois existe sim amor em SP.

Ouça aqui essa ode à São Paulo.
Você pode encontrar essa música no álbum Nó na Orelha, de 2013.

Um comentário:

  1. Muito legal a história e a mensagem por trás da música. Eu sempre ouvi e gostei muito desde a primeira vez.

    ResponderExcluir