quarta-feira, 4 de julho de 2012

E se conselho fosse bom...

Na primeira postagem eu prometi que os gêneros musicais seriam variados e através deste post conseguirei cumprir com a promessa.

Ao pensar em palavras que ultimamente venho proferindo a alguns amigos, eu pensei o seguinte: Devo ser uma boa conselheira, afinal de contas as pessoas me procuram para falar de suas angústias e dúvidas.

Músicas também são boas conselheiras. Quantas vezes você ouviu uma música tocar no rádio, no mp"todos",no "I todos" e ela não te deu uma luz no fim do túnel? E por vezes essa "luz" não foi um trem vindo em sua direção, como pensou que fosse?  Posso dizer por experiência própria que isso aconteceu comigo diversas vezes.

Interessante foi o que Cartola fez na música "O Mundo É Um Moinho". A lenda dessa música - sim, lenda, pois não há uma versão final e tampouco é confirmado pelo Instituto Cartola o que realmente motivou a música - é que quando sua enteada tinha 15 ou 16 anos, a filha de Dona Zica, sua esposa, decidiu sair de casa, em um momento de revolta e desvario, optando por se tornar uma meretriz ou, em outras versões, optou por sair de casa, para morar com um namorado, um homem mais velho, o que para a época era considerado praticamente prostituição.

Não há como saber se ela o ouviu... Mas, ouvindo a canção (que apesar de triste retrata bem a realidade) há certos caminhos que escolhemos na vida que são tortuosos e que nossa visão não nos deixa enxergar e nossos ouvidos não querem ouvir. Se, realmente foi isso o que aconteceu, sabemos que ele tentou ao máximo alertá-la (e a todos). 


Ele foi duro nas palavras? Talvez. Porém há de se lembrar que conselhos não foram feitos para "afagar a cabeça" de quem os ouve. Mas é o tal negócio: se conselho fosse bom...



Em qual disco você pode achar: Cartola II (1976)

Um comentário:

  1. Como é bom ler um texto o qual quem o escreve nos passa a impressão de conversar conosco. Acabamos sendo parte disso tudo, ainda mais quando a música citada e esmiuçada é linda como "O Mundo é um Moinho".
    Sou fã dessa moça.

    ResponderExcluir