quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vida longa ao rock 'n' roll


Após ler tantas sugestões incríveis na minha página no facebook sobre qual música ser a "escolhida" para o post do Dia Mundial do Rock, fiquei temerosa. Como eleger uma única música para representar mais de 50 anos deste ritmo tão variado, tão alucinante, tão vivo!

Faça melhor, pensei, fale dos marcos na história do Rock. É isso!

Além do mais, meus amigos amantes do rock me matariam caso eu escolhesse uma banda em detrimento da outra e isso aqui, provavelmente, viraria uma guerra. Sem mencionar que é comprovado que o estilo musical diz muito da personalidade de uma pessoa. O roqueiro, por exemplo, é considerado por entrevistadores como o tipo de profissional mais antenado, que costuma ler mais do que a média porque se interessa pelos artistas do estilo. Geralmente são mais bem informados sobre o que acontece no mundo e respondem bem no trabalho quando são contratados. Ou seja, é uma tarefa árdua a minha agradar vocês, leitores deste post.

Posso dizer que o rock nasceu por conta de um cara chamado Bill Halley. Em 1953 uma canção chamada "Rock Around the Clock" foi composta para Haley, mas ele só conseguiria gravá-la em 12 de abril de 1954. Inicialmente não obteve suceso, mas Haley logo alcançaria fama mundial com sua versão de "Shake, Rattle and Roll" de Big Joe Turner, que venderia milhões de cópias. Haley e sua banda foram primordiais ao divulgar a música conhecida como "Rock and Roll" entre o público branco, depois de anos considerada como um movimento underground. Quando "Rock Around the Clock" apareceu na trilha sonora do filme BlackBoard Jungle, encadeou uma revolução musical que abriu as portas para talentos como Elvis Presley.

Alias, este moço, o tal Elvis, só é considerado o Rei do Rock até hoje.  É o maior vendedor de discos de todos os tempos. Por sua carreira ter sido preenchida por vários marcos, a sua obra ainda hoje se mantém intacta e distinta. Ele é detentor de vários sucessos, tanto em relação às canções como em relação aos álbuns por todo o planeta, sendo apontado como o detentor do maior número de sucessos conferidos a um artista popular. E a mulherada que rasgava a sua roupa (e a roupa delas) que o diga...

Falando em fã histérica, os Beatles tinham uma popularidade tão grande, que a imprensa britânica chamava de "Beatlemania", fazendo com que eles crescessem em sofisticação. Os Beatles vieram a ser percebidos como a encarnação de ideais progressistas e sua influência se estendeu até as revoluções sociais e culturais da década de 1960.

E, ô terra boa a Inglaterra... Lá nasceram tantas bandas ótimas. O Led Zeppelin por exemplo, banda considerada célebre pela sua inovação, com seu som pesado orientado pelo blues-rock, é o grupo frequentemente citado como um dos grandes progenitores do heavy metal e do hard rock, embora o estilo da banda tenha sido inspirado por fontes diversas e tenha transcendido qualquer gênero musical definido.

Alias, cabe citar que juntamente com as bandas Black Sabbath e Led Zeppelin, o Deep Purple é considerado um dos pioneiros do heavy metal e do hard rock moderno, embora alguns de seus integrantes tenham tentado não se categorizar como apenas um destes gêneros. A banda também incorporou elementos de música clássica, blues-rock, pop e rock progressivo. Foram listados pelo Livro Guiness dos Recordes "como a banda com o som mais alto ao vivo no mundo",e venderam mais de 100 milhões de álbuns ao redor do mundo.

Entretanto, como não é só de progressivo que vive o homem, o punk, por sua vez, teve um respeitoso papel no cenário do rock mundial. Em 30 de março de 1974 os Ramones tocaram pela primeira vez, como um trio (Joey, Dee Dee e Johnny). Em 16 de abril do mesmo ano, a banda realizou sua primeira apresentação no bar CBGB, que se tornava o refúgio do rock underground nova-iorquino da época. Ao longo de seus 22 anos de existência, os Ramones totalizaram 2.263 apresentações ao redor do mundo e uma legião de fãs que gritam Hey! Ho! Let's Go!

Mas, vejamos os anos 80 (minha década favorita).O rock brasileiro da década de 80, também considerado por muitos como pop rock nacional dos anos 1980, foi um movimento musical que surgiu já no início da década. Ganhou até mesmo um apelido, o BRock, dado por Nelson Motta. É caracterizado por influências variadas, indo do new wave, passando pelo punk e o próprio conteúdo pop emergente do final da década de 70. Ainda assim, em alguns casos, tomou por referência ritmos como o reggae e a soul music. Nasceram  então Ultraje A Rigor, Paralamas do Sucesso, Ira! e claro, o ícone Titãs.

Terminada essa fase de ouro no Brasil (cai uma lágrima), os anos 90 trás o grunge para a nossa realidade e nos mostra uma grata surpresa: o baterista Dave Grohl, da extinta banda "Nirvana" - que ao lado de Soundgarden, Alice in Chains e Pearl Jam, constituíram-se como um dos principais representantes do movimento Grunge - funda o Foo Fighters, que tem seu nome por referência ao termo "foo fighter", usado por aviadores na Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, considerados OVNIs. A banda atingiu através de quatro de seus álbuns o Grammy por "melhor álbum de rock" e estão ai, até hoje, levando fãs como eu a dormir na estação de metrô para voltar pra casa, já que não havia transporte público para todos os pagantes do show.

É difícil falar de rock. São tantos gêneros, subgêneros, ritmos, essencias... É praticamente impossível eleger uma música. Por isso, cada um que idealizou uma música para esse dia do rock faça o seguinte: Corra no youtube, no seu celular, no Ipod, enfim, em qualquer lugar e ouça a música no último volume! Sabe o motivo do meu pedido? É fácil, a história dela foi você quem fez. 

Essa música que você ouvirá marcou sua história e foi eleita o símbolo do rock 'n' roll para você. Então, quer história melhor do que essa? Uma que você idealizou? Ela é sua, exclusiva, aproveite-a!

Erga seu copo e diga: VIDA LONGA AO ROCK!

Um comentário: