terça-feira, 21 de agosto de 2012

Eu peço paz

Volta a música popular brasileira ter espaço neste blog. 

Ouvi essa sugestão do caríssimo Marcos Teixeira, autor do blog "Bola de Bigode" (http://marquinhosportugal.blogspot.com.br/), que, a propósito, bem recomendo como leitura na área esportiva.

Mas, voltando ao que importa e a uma mulher que merece e muito o meu respeito, a Dalva de Oliveira, como ela própria se batizou. Posso dizer que ela foi uma mulher que nunca aceitou "não" como resposta. De família humilde, Dalva batalhou seu lugar ao sol até encontrar seu companheiro de amor e ódio (e muito ressentimento): Herivelto Martins.

Entre muitos tapas e poucos beijos, eles formaram o casal que mais se atacou através de músicas. Foram tantas que fica difícil escrever sobre cada uma delas e, para mostrar que atrás de todo ódio enraizado há um amor latente, falarei de Bandeira Branca, seu grande sucesso.

Mesmo com todas as traições e traumas que ele lhe causou ao longo dos anos, ela decidiu expor nos versos da canção, no show realizado no Maracanãzinho - lotado, diga-se de passagem - que não podia mais ignorar o fato de que ela ainda o amava e muito. Sem saber, este se tornou o seu adeus também pois, pouco tempo depois, Dalva faleceu e pôs fim no drama daquela relação, de maneira trágica e nada feliz. 

Daí você pensa: ela cedeu e não adiantou de nada. Claro que adiantou! Mesmo tendo brigado como cão e gato com ele a vida toda, Dalva fez questão de dizer o que sentia. Não deixou para depois e ficou em paz, ela pediu paz e talvez tenha a conseguido. 

Por tanto, respeitável público, eu vos digo que bons exemplos devem ser seguidos: renda-se a saudade que te invade e peça paz.


Em qual disco você pode achar: Bandeira Branca (1970)

2 comentários:

  1. Nada melhor que ser indicado por alguém tão competente. Em se tratando do casal, o que chama a atenção é como caiu nosso padrão de qualidade. Mesmo essa troca de rusgas é de uma sutileza ímpar, com classe,mesmo sendo visceral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha quem fala sobre competência!
      E você tem razão, só entendia o recado quem deveria entender. Perfeito não?

      Excluir