domingo, 19 de agosto de 2012

Para as minhas doces crianças

Pra fechar a semana com chave de ouro, vamos falar de uma de música que teve um enorme sucesso, tão grande, mas tão grande quanto o ego do seu vocalista, Axl Rose. Sim, falo de Guns N' Roses e de seu enorme sucesso, Sweet Child O' Mine, celebrado até hoje e com a sua mais que merecida 1ª posição na Billboard Hot 100, durante duas semanas em Setembro de 1988.

Sim, minhas doces crianças, música boa vem por acaso, e essa não seria diferente. Slash, Duff e Izzy estavam sentados na sala de estar perto da lareira, onde Slash estava tocando a introdução de "Sweet Child O' Mine", enquanto os outros dois estavam tocando os acordes por trás dela. Axl, que estava no andar de cima, em seu quarto, começou a escrever a letra. Slash classificava aquela sequência de guitarra como um "exercício pessoal meio idiota", mas para sua surpresa, no dia seguinte, quando estavam ensaiando no Burbank Studios (fazendo uma pré-produção), Axl quis que tocassem novamente o que estavam tocando na noite anterior. Logo, ela se transformou em uma música, e ao ser lançada fez o maior sucesso. Alguns dizem que Izzy fez a música com a ajuda de Slash, e outros falam que Axl fez para Erin.

O fato é que o Axl brada aos quatro ventos que a "doce criança" é Erin Everly, namorada de Axl na época e sua futura esposa, a quem ele chegou a oferecer metade dos royalties da música, alegando que nunca poderia ter composto a letra sem ela como inspiração (te contar, se ela recusou, ela foi MUITO burra).

Como a música tem 5:56, a "santa" MTV decide cortar uns pedacinhos... Sabe como é né, pra ficar mais compacta, mas isso irou a banda e com razão. As rádios e a MTV cortaram justamente o solo do Slash, o que faz a música ficar sem graça sem ele. Abaixo a transcrição de uma entrevista concedida pelo Axl à Revista Rolling Stones:

"Eu odiei a edição que fizeram em "Sweet Child o' Mine". As estações de rádio me disseram: "Bem, seus vocais não serão cortados", mas a minha parte preferida da canção era exatamente os solos de guitarra. Não havia razão para que tivessem diminuído a música, exceto por quererem abrir mais espaço para os anúncios publicitários e com isso os proprietários das rádios faturarem mais dólares."

Taí, umas das poucas palavras sábias que o Axl proferiu ao longo de sua carreira. No mais, eu digo: Pra onde você vai agora, doce criança? Eu mesma respondo: Ouvir no último volume esse solo do Slash!




Em qual disco você pode achar: Appetite for Destruction (1987)


Nenhum comentário:

Postar um comentário